Olá pessoal! Estamos de volta em mais um desafio. A proposta da vez foi falar sobre a importância que as redes sociais tem nas empresas. Sabemos que nos dias atuais elas tem extrema importância no dia-a-dia de lazer das pessoas, mas e na área profissional de funcionários e empresas? Para descobrirmos isso, preparamos uma surpresa para incrementar o tema proposto. Estão prontos? Então vamos lá!
A importância das redes sociais das empresas
Estamos na era da informática, das tecnologias, e principalmente, das redes sociais. Pessoas jovens, pessoas idosas, orientais, ocidentais, não importa de onde você é, nem a sua idade, a maioria das pessoas participa de ao menos uma rede social. E o mercado de trabalho não quer ficar para trás, então ‘’entra nessa onda’’ também. As empresas têm twitter e facebook para divulgação de seus projetos, e MSN para a comunicação interna dos funcionários. Mas é preciso muito cuidado para utilizar essas ferramentas corretamente, com ética profissional e pessoal.
Um exemplo de como as empresas usam as redes sociais para a comunicação com os funcionários, foi na enchente que ocorreu no início desse mês, onde algumas empresas mantiveram seus funcionários informados sobre a situação do seu local de trabalho pelo Twitter (UniAsselvi). Apesar de estarmos na era da informação, ainda é comum as empresas não permitirem o acesso dos funcionários as suas redes. Mas, há quem seja contra essa posição, pois quando usadas de modo moderado, são capazes até de melhorarem o desempenho profissional, porque proporcionam um momento de descontração e descanso ao funcionário.
Assim, as redes sociais têm seu lado bom e ruim, pois é preciso muito cuidado ao usá-las, especialmente quando se trata de um ambiente profissional. Mas é justamente por esse motivo, que as Caçadoras de Conhecimento criaram A Bíblia de uso das Redes Sociais. O que posso e o que não posso fazer? Não perca tempo e reze para tudo dar certo!
''O evangelho segundo as Caçadoras de Conhecimento''
Os sete sacramentos da empresa
O uso das redes sociais pelas empresas vem crescendo consideravelmente. É comum nos dias atuais, vermos empresas utilizando esses sites como meio de divulgação para seus produtos. Além do site próprio, essas empresas migram também para o Twitter e Facebook, redes sociais que crescem a cada dia entre os brasileiros. O uso dessas redes em benefício de divulgação, acaba agilizando os negócios, melhorando o relacionamento com os clientes e com fornecedores. A Empresa que utiliza as redes sociais precisa se comprometer a usá-la corretamente, mantendo-a sempre atualizada, respondendo os interessados, pois quem está lendo pode ser um futuro cliente. Manter as informações em um português claro e sem erros de português é fundamental. Use a seu favor e conquiste clientes e funcionários.
- Comprometimento. Se sua empresa decidiu apostar nas redes sociais, tenha sempre alguém disposto a tomar conta dos conteúdos que vão disponibilizados e de como será mostrada a imagem de sua empresa. Use apenas informações verídicas.
- Atualização. Mantenha sempre informações atualizadas sobre a empresa, pois se lembre que pode ser um futuro cliente que está visitando sua rede social e ele precisa ver que sua empresa é séria.
- Clareza. Exponha as informações em um português claro e sem erros de gramática ou concordância. Vá direto ao ponto e quando a mensagem for muito grande, faça-a de um modo mais criativo que prenda a atenção de quem for ler. Também faça uma boa revisão para ver se não colocou links errados ou até mesmo informações equivocadas.
- Seja esperto. Você pode usar a rede social para conquistar clientes, ganhar mais espaço na mídia, e até mesmo caçar um novo funcionário. É só cuidar para não cometer gafes nem manchar seu histórico na internet.
- Jogue com seu concorrente. A internet é como um mar grande e cheio de peixes, e você é um deles. Saiba o que seus concorrentes andam fazendo nas redes sociais para não ficar para trás ou atrasado em relação às novidades que poderiam se tornar a seu favor.
- Saiba interagir. Não adianta participar de uma rede social disponibilizando milhares de informações sobre sua empresa, se você não mantiver um contato com o público. Afinal, esse é o objetivo principal das redes sociais: aproximar sua empresa do público, respondendo às dúvidas mais rapidamente e com mais eficiência. Saiba ouvir elogios e reclamações, estando aberto também para que os internautas façam comentários e sugestões.
- Se você permite que seus funcionários utilizem redes sociais no local de trabalho, estabeleça regras claras e justas para evitar confusões. Se utilizam o Messenger para comunicação interna, oriente sobre os limites e como os funcionários devem usar isto como uma ferramenta para agilizar os processos internos da empresa.
Os sete sacramentos do funcionário
Se você é funcionário de uma empresa que já enxerga as redes sociais com bons olhos, você precisa saber utilizar desse recurso. Sua empresa deposita uma confiança muito grande ao deixar o uso dessas redes livres, então o que o funcionário pode fazer para retribuir isso é usando-as de modo adequado, a fim de não denegrir a imagem da empresa e nem de si mesmo.
- Não mentir. Nunca fale mentiras sobre sua pessoa em uma rede social, um número muito grande de pessoas irá ver e é bem provável que um conhecido seu também leia. Ele saberá que você está mentindo e isso pode prejudicar a sua imagem como profissional.
- Cuide com o que diz. Sempre pense duas vezes no que for postar em uma rede social. Postar ofensas ou escrever de uma forma muito diferente do português correto poderá fazer a sua imagem ser manchada dentro da empresa. É comprovado que existem muitas empresas que já procuram conhecer as redes sociais do seu futuro ou atual funcionário. Você é o que você fala.
- Siga as regras. Se você trabalha em uma empresa que lhe dá a liberdade de acessar suas redes sociais, faça uso desse momento de descontração de forma moderada. Utilize apenas por alguns minutos em determinado momento do dia, e não fique postando comentários o dia inteiro; utilize as redes sociais de acordo com as regras da empresa.
- Messenger para local de trabalho é Messenger para local de trabalho. Se a sua empresa usa o MSN para a comunicação interna ou entre filiais, não adicione amigos ou familiares. Também se lembre de escrever corretamente e sem abreviações, pois você está em horário de trabalho.
- Rede social não é ouvido de mãe. Se estiver insatisfeito com alguma coisa do trabalho, seja uma situação ruim ocorrida ou um descontentamento com algum funcionário ou chefe, evite comentar isso nas redes sociais. Lembre-se que outros funcionários poderão ter acesso a isso, ou até mesmo a sua empresa. Evite essa saia-justa. O uso das redes sociais tem muitos benefícios, mas que você pode transformar em algo muito ruim se não trabalhar com ética.
- Não mate a língua portuguesa. Novamente, utilize o português da forma culta, sem abreviações ou palavrões. Você está se comunicando com outros funcionários de sua empresa, sejam eles superiores ou inferiores ao seu cargo, e está representando assim a imagem da empresa. É constatado que cada vez mais os trabalhadores têm dificuldades em escrever um bom português, mostre que você está plenamente capacitado.
- Oriente os desorientados. Se você já aplica todos os nossos sacramentos, mas conhece alguém que comete gafes e erro em relação ao uso das redes sociais relacionadas à empresa evangelize, e repasse o seu conhecimento à diante. Às vezes tudo o que seu colega precisa é de alguns toques para não cometer esses erros novamente.
Amém! Chegamos ao final. Como vocês viram, sendo cauteloso e usando com moderação, as redes sociais podem ser um trunfo na manga da sua empresa, ou até mesmo de você, funcionário, que pode utilizá-la para conquistar mais espaço no mercado de trabalho! Depende de você ter ética, compostura e consciência cada vez que utilizar essa ferramenta incrível dos dias atuais que é as Redes Sociais.
E se tiver alguma dúvida, volte aqui e consulte nossa “bíblia das redes sociais” sempre que for necessário. Por hoje é só pessoal.
Referências bibliográficas:
http://noticias.uol.com.br/empregos/ultimas-noticias/2011/03/18/redes-sociais-x-trabalho-cuide-de-sua-imagem.jhtm
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI124097-17171,00-AS+VANTAGENS+DO+USO+DE+REDES+SOCIAIS+NAS+EMPRESAS.html
Créditos das imagens:
http://reidosanime.blogspot.com/2009/12/desenho-para-colorir-de-fabrica.html
http://colorrisco.blogspot.com/2010/03/desenho-dea-biblia-para-colorir.html
http://www.flickr.com/photos/rafaelbalbi/4604302809/in/photostream
Nenhum comentário:
Postar um comentário